Thursday, March 20, 2008

O FUTURO DA MÚSICA APÓS A MORTE DO CD...



Gostaria de pedir uma ajuda a todos que discutem o tema da cultura digital. Recentemente, tenho encontrado vários alunos que estão estudando o processo de criação, produção e distribuição da música no cenário das redes digitais. Comecei a buscar referências bibliográficas e observei pouca coisa escrita sobre o fenômeno a partir do cotidiano brasileiro. Mesmo a instigante relação entre a música e a propriedade intelectual precisa ser mais debatida e esclarecida. Bom, pensando nisto, Irineu Franco Perpétuo, Alexandre Pavan, Rodrigo Savazoni e eu, começamos a trabalhar a idéia de reunir, em uma coletânea de textos, as reflexões sobre a música nas redes informacionais. Queremos postar na Internet e publicar também em papel, um livro chamado O FUTURO DA MÚSICA DEPOIS DA MORTE DO CD.

Quando fui convidar o José Murilo, do Minc, ele deu uma idéia genial. Por que não começamos a criar a coletânea a partir da própria rede? Como? Marcaremos, em breve, um debate virtual, usando os mecanismos de conferência digital. Acho que podemos fechar a data, o horário e a URL já na semana que vem. Assim que tivermos isso definido postarei um aviso aqui no blog. Penso que neste debate surgirá novos nomes de convidados e diversas idéias de abordagens sobre a música no ciberespaço.

Quem quiser participar do debate e da coletânea, por favor, deixe o e-mail aqui. Também será bem vinda a sugestão de nomes para a coletânea e a indicação de livros e papers de referência. É isso! No final da coletânea queremos indicar sites, blogs, papers e livros importantes para a discussão do futuro da música.

30 comments:

Anonymous said...

Opa,

vamos nessa Sérgio.

Deixo de sugestão o André Avório e o Juliano Spyer que desenvolveram o projeto do RadarCultura.

Anonymous said...

Sério, aqui é o Guilherme e o Ross, do núcleo. A matéria que fizemos da Campus Party está no youtube. Segue o link caso precise para alguma coisa:

http://www.youtube.com/watch?v=i9Cry977u74

Valeu Sério.

Anonymous said...

o "G" do teclado está com problema, saiu SÉRIO 2x ...

Adriana Amaral said...

Sérgio, aqui é a Adriana Amaral e tenho sim interesse nisso. vou te mandar email com as sugestões

Bruno Rogens said...

Magnifica idéia Sérgio. pode contar comigo. vou espalhar a idéia pra galera do software livre aqui.
Grande Abraço

Bruno Rogens
São Luís-Maranhão

Joao Leao said...

Fala Sergio,

gostei muito da proposta, to dentro. Participo de um grupo de estudos (bem recente) sobre as mudancas na cadeia produtiva da musica do Dep de Engenharia de Producao da Poli-USP, e me interesso profundamente pela discussao de musica e cultura livre na era digital.

Tenho uma listinha de referencias que posso citar... uns que falam da historia da industria da producao musical desde o vinil ate o aparecimento do CD, passando pelo trabalho do Eduardo Vicente, da ECA, sobre tecnologias de producao musical, o antropologo Hermano Vianna que escreve sobre o tecnobrega e outros ritmos e modos de produzir e ouvir musica nas periferias do Brasil (muito bom esse!!), e artigos sobre a briga das grandes gravadoras com os programas P2P e novas estrategias de apropriacao e comercializacao que estao sendo desenvolvidas tanto pelas grandes gravadoras como por outros "independentes".

Acho bom conhecer bem esse territorio se a gente quer discutir um modo serio, eficaz e, acima de tudo, livre de produzir e ouvir musica. to dentro!

se alguem quiser esas referencias que eu mencionei acima com mais detalhe, joaocleao@gmail.com

Anonymous said...

Eu ainda não participo de nenhum estudo, mas esta é uma das minhas idéias para monografia e quem sabe uma tese a mestrado,

Enfim...
Trabalho em rádio há uns três anos e quero contribuir.

samadeu said...

Pessoal
O Claudio Prado (Cultura Digital e ex-produtor dos Mutantes) acaba de assumir a co-edição da nossa coletânea. Já enviei um recado para o Hermano Viana. Falarei com ele no início da semana. Acho que com a participação de todos e as sugestões que estão chegando nosso livro será uma boa obra de referência.
Em breve, novas informações.

Daniel Andreotti said...

oi sergio,

me interesso bastante pelo assunto, quero participar da discussão.

Anonymous said...

Conte comigo, Serginho. Acompanho o assunto de perto há bastante tempo e espero poder contribuir
Grande abraço

José Calazans, analista de internet

Magaly Prado said...

sergio, um dos capitulos da minha dissertacao de mestrado (audiocast livre, um produto da comunidade dos descontentes) chama-se: lançamento musical direto na internet, refletindo sobre distribuição e acesso nas redes sociais. está saindo do forno dia 31 de março. se quiser, estamosae! bj

Anonymous said...

Esperando seu email, hein?

Caso contrario Claudio Prado não participará ;)

beijos

Anonymous said...

Serginho, acrescento, a partir de posts meus, informações e bases de dados sobre o assunto. O último post, atualizado, está em http://josecalazans.blogspot.com/2008/03/bichinhos-virtuais-so-sucesso-entre.html. Para outros números, de outras fontes, avise-me

Grande abraço

Anonymous said...

Sérgio, tenho interesse em participar. Venho atuando em ensino, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas abertas e colaborativas na Web. Tenho interesse em discutir a questão do compartilhamento de mídia tomando como base as práticas de produção e difusão de música no cenário independente no Brasil.

Roosewelt Lins
UFC

Anonymous said...

Faltou o email:

rooseweltl(arroba)gmail.com

Alice Carvalho said...

Olá Sérgio!
Vou me graduar no meio do ano em Jornalismo pela UFC e estou escrevendo minha monografia sobre a volta da música em formato single através do MP3 e a conseqüente morte do álbum comercial. Tô lendo muita coisa sobre o assunto e adoraria participar desse seu projeto! :) Meu e-mail é alice.carvalho@gmail.com.
Abraços!

Alexandre Matias said...

Opa Sergio,
Se puder ir me atualizando sobre essa historia, eu agradeco!

alexandrematias@gmail.com

Abraco!
~Matias

Paula Jung said...

Oi Sérgio, também estudo cibercultura e agora estou orientando vários alunos sobre este tema. Adoraria participar do debate. Obrigada.

Eduardo Maçan said...

Ei samadeu!

Aqui é o Macan, quando for rolar, me avise :)

Unknown said...

Olá Sérgio, tenho muito interesse nesse assunto, por favor mande a novidades

adrianojose74@gmail.com

andre stangl said...

Sergio,

por favor, gostaria de participar dessa discussão, sou membro da eletrocooperativa e pesquisador.

abçs,
Andre Stangl
andre@eletrocooperativa.org

Tatiana said...

Olá Sérgio,
Estive navegando e me deparei com a idéia dessa coletânea, achei bem bacana. Sou jornalista e tenho alguma experiência empírica no tema. Fico interessada em saber mais ou, quem sabe, participar de alguma coisa.
Email: tatikmd@gmail.com

Anonymous said...

Legal!
Meu e-mail é rodrigo1fal@yahoo.com

Rodrigo Fonseca

Simone Pereira de Sá said...

Oi Sergio.

Coordeno o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas, Lazer e Tecnologias na UFF; e pesquiso o tema, além de orientar vários trabalhos sobre o assunto.
Tenho muito interesse em trocar informações e participar.
Meu email é sibonei@terra.com.br;
e o blog coletivo do grupo de pesquisa: http://labcult.blogspot.com


Um abraço,
Simone

Capi Etheriel said...

oi sergio. nos conhecemos no fisl, nos revimos no campus party... meu nome é bruno neyra, sou estudante de midialogia na unicamp, e estou muitissimo interessado em participar da discussão também. meu email é barraponto(arroba)gmail(ponto)com.

Anonymous said...

ola sergio, como anda a discussao sobre o tema?
estou fazendo tambem um estudo envolvendo musica nesse ambiente digital.

bfo.zam@terra.com.br

adoraria participar do debate.

Diego de Carvalho Oliveira said...

muito bacana a iniciativa, estou nessa. sou estudante de jornalismo e tenho trabalho escrito na area, estou começando um blog sobre o mundo da música
diego
e-mail: diegotacaroli@gmail.com
www.musicaparalerouvir.blogspot.com
www.umadosedemusica.blogspot.com

Anonymous said...

tired of comments like "Not bad. " or buy antibiotics online. Then write to me at icq 75949683256...

Anonymous said...

In general…

Anonymous said...

I'm going home to …'s place,
---------------------------------------------------------
Signature:buy levitra professional online hik